top of page

Cerâmica Plástica

Vou contar um pouco mais sobre outra parte do nosso trabalho além das cordas.

Baquelite, uma antiga resina, era popular com os designers e era uma forma anterior à cerâmica plástica. Contudo a base fenol do Baquelite era inflamável o que poderia gerar problemas e, por isso, deixou-se de ser utilizado. Dessa forma, a cerâmica plástica foi formulada para possivelmente tomar o lugar do baquelite.


A formulação atraiu a atenção da alemã Käthe Kruse, criadora de bonecas, em 1939. Enquanto não era viável utilizá-la em sua fábrica, Kruse deixou sua filha Sophie, cujo apelido era "Fifi", brincar e modelar a massa. A fórmula, mais tarde, foi vendida para Eberhardt Faber que disponibilizou no mercado com o nome "FIMO".


No Brasil, a mais conhecida é a PVClay Cerâmica Plástica. É um tipo específico de massa de modelar constituída fundamentalmente do PVC, óleos plastificantes isentos de ftalatos, pigmentos e aditivos auxiliares de carácter atóxicos e não derivados de origem animal. Produtos confeccionados em PVClay podem ser 100 % reciclados. Caso seja necessário o descarte, leve suas peças até um reciclador de materiais plásticos de sua cidade e diga a ele que trata-se do mais puro PVC e ele saberá o que fazer com os produtos. Por exemplo, transformá-los em solados para calçados.


No Brasil, é fabricada dois (2) tipos de Cerâmica plástica. Uma delas desenvolvida para ser utilizada em técnicas de modelagens e confecções de joias, bijuterias, enfeites para decoração de ambientes como Arandelas, Garrafas e Vasos Revestidos, em fim a criatividade é o limite.


A outra, foi formulada especialmente para confecção de bonecas, esculturas realísticas, caricaturas e bebês reborns. Que é fácil fazer o condicionamento mas isso não faz perder a condição de ficar firme o suficiente e não deformar os detalhes modelados.

É necessário preparar, sovar e condicionar a massa antes de iniciar a modelagem para que atinja o ponto correto de maleabilidade e elasticidade. A massa permanece maleável até que for submetida a temperatura correta para endurecer definitivamente, dando assim vida a obra de arte.


Assim, você fica por dentro de mais uma atividade nossa, onde temos um amor muito especial por criar também as peças em cerâmica, usado em nossos modelos de joias.








7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page